Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou uma das maiores preocupações que as pessoas têm. Quarenta e seis por cento dos entrevistados responderam que era descobrir o sentido da vida. Isso mostra como muita gente ainda não sabe qual é a finalidade da vida. O que eu sou, de onde vim, para onde vou, e, principalmente, o que é que estou fazendo aqui são perguntas que continuam sendo repetidas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O vazio existencial é causa de infelicidade, ansiedade, depressão, e várias outras formas de distúrbios psicológicos e comportamentais. Jesus ensinou com muita clareza o sentido da vida ao afirmar que somos seres imortais e que vivemos aqui para realizar a nossa própria evolução espiritual, que chamou de “edificar o reino dos céus no nosso íntimo”.
A compreensão de que a vida terrena não é um fim em si mesma, mas um meio, faz toda a diferença. Ao nos dar tarefas compatíveis com a nossa capacidade, o Criador nos dá oportunidade de desempenharmos a nossa missão de acordo com as nossas possibilidades, necessidades e merecimentos. O ser humano possui três aspectos: o natural, o social e o ético ou espiritual.
Há pessoas que julgam ter encontrado o sentido da vida na conquista dos valores transitórios da existência física, como dinheiro, poder, saúde, fama ou prestígio. Todos os bens conquistados são importantes, sim, mas só a grandeza de servir desinteressadamente nos aproxima da verdadeira felicidade. Quando o Apóstolo Paulo escreveu aos Filipenses “prossigo para o alvo”, referindo-se a Jesus.
Deu um testemunho de sua evolução espiritual ao trocar a nobreza e a riqueza pela simplicidade e pela entrega total ao cumprimento de sua verdadeira missão. Numa comunidade da ilha de Okinawa, no Japão, os moradores vivem até idades avançadas e com muita alegria, saúde e bem-estar.
Eles seguem a filosofia “ikigai”, que significa “a razão de ser”, baseada em quatro fatores básicos: paixão pelo que se faz, fazer bem o que amamos, a alegria de fazer os outros felizes como maior recompensa, e, por fim, o encontro da missão pessoal.
Como seres imortais, e evolutivos, ainda temos um longo aprendizado pela frente, mas quanto mais cedo começarmos mais aliviados e recompensados nos sentiremos. E isso faz muita diferença. Agora e depois.
Diabéticos em alerta
A falta de insulina, indispensável para diabéticos, vem causando muita preocupação. Um usuário enviou a seguinte mensagem por e-mail: “Sou diabético, insulina dependente, e estou muito preocupado com a falta de insulina R e NPH, não tem em nenhuma farmácia da cidade”.
Em contato com três farmácias locais pude constatar a veracidade da informação. A preocupação é ainda maior pela falta de informações mais claras. No município, a informação é de que a falta é de frascos, mas que as canetas estão com estoque normal. Na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, nenhuma informação foi obtida.
Um empresário do setor disse que uma das causas da escassez seria a guerra da Rússia contra a Ucrânia, dois dos maiores fabricantes de insumos que permitem a produção da insulina. Segundo informação do site sincofarma-go.com.br, essa não é a primeira vez que o fantasma da falta de insulina assombra o Brasil.
Em 2023, para evitar o desabastecimento, o Ministério da Saúde comprou, de forma emergencial, 1,3 milhão de unidades da molécula asparte, a versão análoga de ação rápida. Pacientes estão em pânico, e, convenhamos, com toda razão. O poder público, em todos seus níveis, precisa oferecer soluções urgentes.
Renovação da CNH
Motoristas devem ficar atentos para o prazo de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC). No Rio Grande do Sul, através da Deliberação 274/24 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), foram prorrogados os prazos de vencimentos previstos para o dia 19 de abril por 90 dias, em virtude da catástrofe climática de abril e maio. Este prazo vence no dia 17 de setembro.
Os prazos também foram suspensos, no mesmo período, para os condutores das categorias C, D e E, que tenham obrigação de realizar o exame toxicológico periódico. Quem estiver com documentos vencidos, ou a vencer, deverá comparecer a algum Centro de Formação de Condutores (CFC) do seu município de residência ou domicílio.
Falta de água. E de informação
Cortes de água têm sido constantes em Santa Maria, causando descontentamento por parte da população. A falta de informação também tem gerado muitas reclamações. Com exceção dos cortes programados, usuários tem sido surpreendidos com desabastecimentos inesperados. Pelo fato de Santa Maria ser uma das principais clientes, a Corsan bem que poderia trazer para cá alguma parte de sua estrutura administrativa. A começar por uma central local de informações, facilitando a comunicação e agilizando soluções.
Morador Do Lar Vila Itagiba comemora 112 anos
Quinta-feira, dia 12, teve muita festa no Lar Vila Itagiba, pela comemoração dos 112 anos de vida de um de seus moradores mais antigos. Além de ser uma das pessoas mais idosas do Estado, seu Atílio Machado reside no lar há 32 anos. A instituição tem capacidade para acolher 63 idosos.
Neste domingo (15) acontecerá a Festa Farroupilha, a partir das 15h, com a participação de familiares dos idosos e da comunidade em geral, com muita música e um brechó para arrecadação de recursos. O Lar Vila Itagiba fica na Rua Passo dos Weber,718, Chácara das Flores.
A vida continua, nesta e em outras dimensões!